A Canela é uma das mais antigas especiarias conhecidas.
Devido ao seu sabor único e delicioso, de textura mais fina, sabor e perfume aromático, a Canela do Ceilão é também chamada de “Canela verdadeira”.
O sabor e aroma característicos de Canela vêm de um composto no óleo essencial da casca chamado Cinnamonaldehyde.
A Canela do Ceilão não tem quase qualquer conteúdo de cumarina – um composto prejudicial fígado, existente em doses maiores, na outra canela mais comum e comercial a Cassia canela. Isso torna a Canela do Ceilão perfeita para usar diariamente em batidos, sobremesas, cereais e chás.
Além de ser usada na cozinha pelo sabor, a Canela do Ceilão também tem benefícios para a saúde.
Na medicina tradicional chinesa, a Canela é usada para resfriados, flatulência, náusea, diarreia e periodos menstruais dolorosos. Acredita-se também que pode melhorar a energia, vitalidade e circulação e ser particularmente útil para pessoas que tendem a sentir-se quentes na parte superior do corpo tendo os pés frios.
Na Ayurveda, a Canela do Ceilão é usada como um remédio para diabetes, indigestão e resfriados. É um ingrediente comum no chai (bebida Indiana à base de chá e especiarias), e acredita-se que ajuda a melhorar a digestão de produtos derivados de leite, frutos e outros.
Estudos recentes revelaram que a Canela pode ter um efeito benéfico sobre o açúcar no sangue.