Muitas vezes confundido com um cereal, este pseudocereal é extremamente nutritivo, rico em vitaminas e minerais, sendo um alimento de excelência para uma alimentação completa e saudável.
Uma vez que não é um tipo de trigo, mesmo tendo o nome que tem, este alimento não contém glúten, sendo a alternativa perfeita para quem tem doença celíaca ou outras formas de intolerância ao glúten.
Como utilizar Trigo Sarraceno Biológico?
O Trigo Sarraceno pode ser utilizado em pequenos-almoços ou lanches. Quando reduzido a farinha, é uma excelente opção para papas e panquecas ou na confeção de bolos e pães.
Também pode ser consumido cozido como acompanhamento ou adicionado a receitas como salteados, saladas, refogados e sopas.
A sua confeção é semelhante à da quinoa, sendo preferível antes de o cozinhar, demolhá-lo durante 6 horas para remover os fitatos que impedem a absorção de determinados nutrientes. Apenas demolhando o Trigo Sarraceno é possível usufruir de todos os nutrientes biodisponíveis. Depois, basta colocá-lo numa panela tapada com o dobro da água e um pouco de sal rosa dos Himalaias e deixar ferver durante 10 minutos em lume brando.
Declaração nutricional (por 100g):
Energia (kJ)
1435kJ
Energia (kcal)
343kcal
Lípidos (g)
3,4
Dos quais saturados (g)
0,7
Hidratos de carbono (g)
71,5
Dos quais açúcares (g)
0
Fibra (g)
10
Proteínas (g)
13,3
Sal (g)
0